A estação mais quente do ano está se aproximando e com ela o aumento de ocorrências relacionadas a incêndios. Os riscos podem acontecer nas mais variadas edificações, sobretudo pela sobrecarga na rede de energia elétrica. Leia abaixo!
O verão é uma estação na qual a temperatura fica bastante elevada e o ar fica mais seco, o que colabora com o crescimento do número de incêndios em empresas, lojas e residências devido a sobrecarga elétrica. Nesses casos todo cuidado é pouco, pois quaisquer produtos e objetos próximos são capazes de servir de combustível, podendo comprometer avida de pessoas, bem como, acarretar prejuízos financeiros. Continue a leitura para saber mais!
Causas comuns de incêndios no verão
Em várias cidades da região central as temperaturas estão alcançando aproximadamente os 40 graus, avaliou o Portal EBC. Esse calor excessivo, muitas vezes acompanhado da ausência de chuva, contribui no aumento da utilização de alguns aparelhos como ar-condicionado, ventiladores, umidificadores, que junto com outros equipamentos podem causar possíveis curtos-circuitos e até incêndios.
Acesse o nosso blog Sobrecarga elétrica: o grande causador de incêndios residenciais e entenda mais sobre o assunto.
Como evitar?
É evidente que alguns incêndios acontecem sistematicamente pela falta de atenção das pessoas, por isso listamos abaixo orientações indispensáveis que ajudam a evitar a presença de fogo em empresas e residências.
– Ar-condicionado, ferro de passar roupa, secador, chuveiro elétrico são elementos que não devem ser usados ao mesmo tempo, visto que sobrecarrega a rede elétrica.
– A manutenção de fios, disjuntores e tomadas devem estar em dia para que não haja superaquecimento ou eventuais fagulhas.
– Em caso de interrupção da rede elétrica, opte pelo uso de iluminação de emergência para substituir o uso de velas, por exemplo.
– Ao sair de casa desligue os equipamentos, como ar-condicionado, ventilador, computador, televisão, carregador de celular.
– Se sentir cheiro de gás, não acenda a luz ou fósforo. Abra as janelas imediatamente para circular o ar.
– Aposte no-break para proteger e manter o funcionamento de dispositivos eletrônicos quando há queda de energia.
– Evite adaptadores de energia com três entradas ou “T”, por filtros de linha que rompem quando há sobrecarga elétrica.
– Cuidado ao descartar bitucas de cigarro no lixo, apague-as completamente antes.
– Aquecedores de gás em casa devem ficar em um lugar isolado com objetos distantes.
– Não mexa no celular enquanto estiver carregando.
Em caso de emergência siga as instruções:
1. O primeiro passo é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193).
2. Manter a calma é essencial para encontrar uma saída segura do local.
3. Se possível, desligue todo o sistema elétrico e ajude as pessoas desocuparem o lugar.
4. Em lugares fechados a fumaça se acumula no teto, portanto, rasteje para sair.
5. Cubra o nariz e a boca com um lenço ou toalha úmida.
6. Extintor, água e cobertores podem combater chamas nas roupas e objetos.
Previna-se! Faça um projeto de combate a incêndio personalizado com a Extinfran, seja na sua empresa, casa, prédio, sítio ou condomínio.
Conte conosco!