No inverno as pessoas buscam meios para se aquecerem, porém algumas alternativas para essa finalidade podem trazer riscos e causar incêndio. Confira!
O inverno é a estação mais fria do ano, e é nessa época que as pessoas buscam pela compra de alguns equipamentos para deixar os ambientes mais quentes e aconchegantes. No entanto, eles podem trazer alguns riscos e, até mesmo, incêndio podendo comprometer vidas e patrimônios.
Causadores de incêndios domésticos no inverno
Quando o inverno se aproxima, as pessoas buscam diversos itens para aquecer o ambiente, seja com lareira, fogão a lenha e/ou alguns equipamentos elétricos, como aquecedores, lençóis térmicos e outros. Contudo, nesse período, há diversas ocorrências por incêndios domésticos, o que demanda maior atenção com esses itens e também, com os materiais inflamáveis.
– Lareira e fogão a lenha:
É importante ressaltar que lareiras e fogões a lenha são grandes causadores de incêndio, pois uma fagulha que se desprende e pega em algum material inflamável, pode causar um incêndio, assim como, descartar as cinzas em recipientes impróprios, pode ocasionar uma combustão.
– Equipamentos Elétricos:
Outro fator importante são os equipamentos elétricos, itens como aquecedores e lençóis térmicos podem gerar queimaduras e, até mesmo, incêndios se forem usados incorretamente.
Sobrecarga na rede elétrica
Outro ponto que deve ser levado em consideração quando usar os aparelhos acima, é a sobrecarga na rede elétrica, pois vários itens ligados em uma tomada, pode acarretar o superaquecimento dos fios, levando a um curto-circuito e a um incêndio.
Cuidados e prevenção de incêndios no inverno
É imprescindível lembrar que esses são alguns cuidados para evitar incêndios no inverno, mas caso ocorra e o fogo se propague, é necessário chamar o Corpo de Bombeiros.
Confira abaixo e saiba como prevenir incidentes:
1. Lareiras e fogão a lenha
– Faça manutenção preventiva;
– Limpe a chaminé para não acumular resíduos;
– Não use use lenha em excesso;
– Mantenha distante cobertor, sofá, e móveis que possam sofrer combustão;
– Mantenha o ambiente ventilado.
2. Equipamentos Elétricos
-Verifique se há certificação do Inmetro;
– Faça revisões no equipamento;
– Não coloque o aparelho em áreas de circulação;
– Mantenha afastado tapetes, estofados, cortina, roupas;
– Desligue o equipamento sempre que estiver em desuso.
3. Materiais Inflamáveis
– Mantenha-os distantes da cozinha;
– Mantenha-os longe dos aparelhos elétricos;
– Cuidado com álcool em gel, mesmo seco é inflamável;
Sempre esteja atento a todos os cuidados na prevenção de incêndios no inverno.
Se você deseja tirar dúvidas sobre contratar um seguro contra incêndio, fale conosco! Será um prazer atendê-lo e escolher a melhor opção para proteger a sua residência.
Leia também: Incêndios de classe K