Você sabe qual é a finalidade do Extintor Classe K? Esse item é indicado especialmente para combater o fogo de classe K, ou seja, incêndios em equipamentos eletrônicos e afins que ocorrem normalmente em cozinhas profissionais.
É importante salientar que as normas internacionais como NFPA 10 (a partir de 1998), reconhece que esse tipo de incêndio é diferente dos demais e, surpreendentemente, mais difícil de ser apagado, isso ocorre pelo fato dos óleos e gorduras vegetais entrarem em contato com altas temperaturas, e assim, acarretarem explosões severas.
O Extintor Classe K
O Extintor Classe K em geral é fabricado em aço inoxidável e possui um composto de base alcalina, que quando entra em contato com gorduras e altas temperaturas, ocorre ligeiramente a saponificação, na qual a ação resfria e a espuma “asfixia” o fogo.
Com a evolução e a eficiência dos equipamentos de cozinhas, as panelas e fritadeiras elétricas tornam-se presentes cada vez mais no meio culinário, e são esse itens o mais propensos apegarem fogo. Por isso, o Extintor Classe K tornou-se próprio e o mais indicado para o combate aos incêndios ocorridos nesses ambientes.
Orientações de como usar o Extintor de incêndio na cozinha:
1. Alguns extintores possuem um pino na parte superior. Rasgue o selo e puxe o pino de segurança;
2. Mire o extintor na base do fogo e aperte a alavanca lentamente, se for necessário, movimente-o de um lado para o outro para sanar o fogo;
3. Se o conteúdo do Extintor acabar e o fogo continuar, evacue o local e chame o Corpo de Bombeiros imediatamente;
Atenção! Mantenha o extintor sempre fixo à parede, em local acessível e certifique-se se todos os funcionários sabem onde está localizado e como usá-lo.
Como prevenir incêndios em cozinhas?
É evidente que existem probabilidades de ocorrerem incêndios em cozinhas, principalmente em restaurantes. Diante disso, algumas precauções são imprescindíveis para a prevenção de possíveis tragédias.
1. Verifique frequentemente, se o gás está bem ajustado, como o regulador de pressão, a mangueira e a abraçadeira;
2. Os profissionais de cozinha devem usar vestimentas mais justas para não correr o risco da roupa ter contato com algum composto que provoque incêndio, ou até mesmo, o próprio fogo;
3. Evite colocar e usar papel toalha e papel alumínio próximo ao fogão;
4. Use tomadas com ligação terra, não causará aquecimento e evitará curto-circuito;
5. Coloque os cabos das panelas para dentro, com isso, não terá perigo de quedas e possíveis queimaduras;
Gostou das dicas? Essas são algumas orientações para evitar incêndios e possíveis acidentes causados pelo fogo nas cozinhas. Não se esqueça de sempre chamar o Corpo de Bombeiros.
Para saber mais sobre Extintores de Incêndio entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.