O raio seco é um fenômeno que ocorre, principalmente, em regiões onde há grande incidência de chuvas no verão. Este pode ocasionar incêndios florestais, oque traz diversos malefícios à natureza e a população. Continue a leitura para saber mais!
O número de incêndios florestais tem chamado bastante atenção da população, visto que geram consequências consideráveis ao meio ambiente, além de danos à saúde humana e prejuízos financeiros. Há alguns elementos que contribuem na ocorrência desses incêndios devastadores, e um deles é o “raio seco”.
O que é raio seco e como ele causa incêndios florestais?
O raio seco, conhecido como relâmpago seco, ocorre na ausência ou com a mínima precipitação de chuva, sendo esta uma das maiores causas de incêndios florestais.
Pode-se notar, que em uma tempestade comum, um raio cai juntamente com a chuva, e quando ele atinge o chão, causando faísca, a chuva pode apagar o fogo rapidamente, impedindo-o de se espalhar. Já em uma tempestade seca, há menos de 2,5mm de chuva, ou seja, ela é produzida, mas não chega ao chão, devido ao ar seco e quente, fazendo com que a chuva evapore.
Contudo, é importante lembrar que somente o raio não causa incêndio, o vento forte é um dos fatores responsáveis pela propagação do fogo.
O que causa esse fenômeno?
As condições que permitem esse fenômeno são, especialmente, as altas temperaturas terrestres, a secura na baixa troposfera, bem como a umidade e instabilidade na parte média da troposfera.
No oeste dos Estados Unidos, por exemplo, existe grande incidência de raio seco. Na cidade da Califórnia, uma região onde chove bastante na estação do verão, houve inúmeros relatos de incêndios florestais no ano de 2020.
Foram registrados 12 mil relâmpagos secos que iniciaram mais de 650 incêndios nas florestas, queimando mais de 600 mil hectares de terra, com incontáveis pessoas evacuadas.
Existe a possibilidade de prever o raio seco?
Em sua grande maioria, sim, o risco de raio seco pode ser visto e analisado pelos meteorologistas usando dados existentes para prever esse fenômeno.
Nesses casos devem ser emitidos avisos através de telejornais, com o objetivo de orientar as pessoas sobre a incidência e os riscos de incêndios florestais em determinadas regiões. Também é válido incentivar as pessoas a instalarem corta-fogos, como também manter a cobertura do solo e a grama bem aparada.
Portanto, para a sua segurança e da sua família, entre em contato conosco! Elaboramos projetos personalizados de combate a incêndio, respeitando as particularidades de sua residência e do seu estabelecimento.
A Extinfran conta com profissionais preparados para te auxiliar. Faça seu orçamento!