O inverno está se aproximando e as temperaturas já estão caindo. Essa é a época perfeita para se aquecer em frente as lareiras, mas para isso alguns cuidados são recomendados para evitar possíveis incêndios. Confira!
Sabe aqueles momentos em que a família se junta em volta da lareira para conversar, beber chocolate quente e comer algumas guloseimas? São esses instantes que colecionamos boas memórias com as pessoas que amamos. E se você deseja repetir essa união todos os anos no período do inverno é fundamental ter alguns cuidados com a sua lareira, seja ela a lenha ou elétrica. Continue a leitura para saber mais!
Cuidados com lareiras
As lareiras mais utilizadas pelos brasileiros são as de lenha e as elétricas. Ambas precisam de cuidados para que funcionem de forma adequada e segura para não causar acidentes com fogo e possíveis incêndios.
A lareira a lenha é a mais queridinha das pessoas. Nesse modelo as chamas são alimentadas pela madeira e a chaminé é o local de escape da fumaça. Muitos optam por essa versão, principalmente por gostarem do estalar da madeira ao fogo. No entanto, algumas precauções devem ser seguidas, veja quais são:
1- Atente-se a limpeza da lareira
É fundamental manter a limpeza regular da lareira. Atentar-se quanto aos restos de cinzas e pedaços de madeira queimada podem evitar acidentes e incêndios. Lembre-se de que a chaminétambém deve estar livre de resíduos e desobstruída.
2 – Opte somente por lenhas de qualidade
A lenha de qualidade é aquela que está seca, em bom estado e livre de qualquer produto químico. Dessa forma a sua queima acontece de maneira correta, sendo benéfico a sua saúde, além de preservar o meio ambiente e seu patrimônio.
3 – Utilize itens adequados para acender a lareira
O ideal é utilizar um acendedor e queimar apenas lenhas e galhos secos, pinhas e folhas secas. Também leve em consideração o uso de equipamentos de proteção nesse momento.
4 – Cuidado com o monóxido de carbono
Quando ocorre a combustão de lenha o monóxido de carbono é lançado. Esse tipo de gás nocivo é incolor e sem cheiro, altamente perigoso para os humanos e animais. Para evitar este perigo e proteger a sua família, instale detectores de monóxido de carbono em casa.
5 – Inspeções regulares são indispensáveis
Para assegurar o bom estado de cada estrutura da lareira, é indispensável realizar inspeções pelo menos de dois em dois anos. Outro ponto que merece atenção é a limpeza da chaminé que deve ocorrer pelo menos uma vez ao ano.
Já a lareira elétrica atualmente tem sido a mais utilizada por ser mais prática. Sua estética moderna reproduz a da lareira a lenha, mas o seu funcionamento é à base de energia elétrica, dispensando madeira e habilidades para acender fogo. Ainda assim é crucial manter alguns cuidados para garantir a segurança de todos da casa.
1- Faça a instalação correta
Segundo o Corpo de Bombeiros a instalação, fixação e uso da lareira elétrica deve seguir o manual de instruções, pois cada marca e modelo possui características singulares.
2 – Mantenha a circulação do ar
Independente de onde a lareira elétrica estiver instalada, no quarto ou na sala, mantenha as janelas abertas para circular o ar, pois se o local estiver totalmente fechado pode prejudicar a qualidade do oxigênio.
3 – Cuidado com os itens perto da lareira
Quando você for usar o aparelho verifique o que tem por perto e retire qualquer plástico, produtos inflamáveis ou tóxicos para não causar fogo e provocar incêndios.
4 – Não durma com a lareira ligada
Para a sua segurança ligue a lareira elétrica para aquecer o ambiente, mas antes de dormir desligue-a.
5 – A importância da higienização
Antes de usar a lareira elétrica faça a higienização apropriada. Quando esse item não é usado por muito tempo pode acumular fungos e transmissores de doenças, podendo agravar problemas de saúde já existentes, como rinite, bronquite e asma.
Gostou das dicas? Compartilhe com seus familiares e amigos para que eles também fiquem sabendo de todos os cuidados essenciais a ter com a lareira em casa. Assim, todos podem curtir o friozinho em boas companhias, e claro, com segurança.
Aproveite e faça um projeto de combate a incêndio com a Extinfran. A nossa empresa é referência, comprometida com a qualidade total e a satisfação dos nossos clientes.