Em muitas cidades o Carnaval já começou e milhares de foliões já estão indo para as ruas para curtir a folia. Mas vale a pena fazer um alerta quanto a segurança, pois festam com milhares de pessoas, acabam se tornando mais propensas a ter algum tipo de problema.
Se prevenir no carnaval, vai muito além de usar filtro solar, se hidratar constantemente, usar óculos de sol ou preservativos sempre né?! É muito importante estar alerta quanto a sua segurança, movimentações suspeitas e/ou repentinas, e principalmente cuidado com incêndios e com a fiação elétrica!
Mas como assim, cuidado com a fiação elétrica?
Para evitar que a folia acabe em acidentes graves, a Cemig recomenda que os foliões evitem atirar serpentinas e confetes próximo à rede elétrica, pois como podem ter algum tipo de metal em sua composição, elas podem causar curto-circuito.
Além disso, é fundamental estar atento à altura de carros alegóricos e trios elétricos e qual o trajeto eles irão percorrer. E nesse caso a altura das pessoas que estarão sobre as alegorias também deve ser considerada.
Vamos a algumas recomendações?
Iluminação, enfeites e alegorias:
- Não lançar artefatos – como serpentinas, confetes, entre outros, na rede elétrica, sejam metálicos ou não;
- Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig ou o Corpo de Bombeiros.
- Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica;
- Não fazer ligações clandestinas (gatos);
- Não jogar líquidos, sprays e água na rede elétrica.
Trios elétricos e carros alegóricos:
- Não trafegar sob a rede elétrica energizada, pois a altura desses veículos poderá ser maior que a dos fios elétricos;
- Observar a existência da rede elétrica e tomar cuidado para não tocá-la;
- Considerar a altura do veículo e das pessoas sobre ele em relação à fiação da rede elétrica e demais obstáculos.
Mas se por algum acaso, mesmo tomando os devidos cuidados ocorrer algum acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita. A população também pode acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar, que terão um canal de comunicação direta com a Cemig durante o carnaval. O telefone dos Bombeiros é 193 e o da PM é 190. A ligação também é gratuita.
00
Fonte: https://www.em.com.br