EXTINTORES DE INCÊNDIO

Especializada na manutenção, venda e locação de extintores de incêndio.

Um extintor de incêndio é um aparelho manual utilizado com a finalidade de combater princípios e focos de fogo que contém um determinado agente extintor para certos tipos de incêndios. Ou seja, deve se fazer um estudo sobre os materiais inflamáveis próximos aquela região, para então determinar o tipo de extintor que ali será instalado.

Para que isso seja feita de forma correta é fundamental que as edificações possuam um projeto de combate a incêndio (hiperlink para a página de projetos de combate a incêndio) bem estruturado e que tenha levado em consideração os requisitos determinados pelas  normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), como por exemplo:

  1. A área e sua classe de risco de acordo com a área a ser protegida.
  2. A origem ou natureza do fogo.
  3. O agente ou tipo de extintor a ser utilizado para o combate do fogo.
  4. A capacidade de extinção do aparelho extintor.
  5. A distância que o usuário do extintor deverá percorrer para levá-lo até o local de princípio do incêndio.

Para entendermos um pouco mais sobre como funciona a definição dos tipos de extintores de incêndio mais indicados para cada estabelecimento ou área de um estabelecimento, é necessário entendermos primeiro quais são os tipos de incêndio. Vale destacar que eles são segmentados de acordo com o tipo de origem do fogo.

Classe A: O incêndio é originado pela queima de materiais combustíveis sólidos que geram resíduos como papel, madeira, plásticos termoestáveis, borrachas, tecidos e fibras orgânicas.

Classe B: O fogo é causado pela combustão de líquidos ou gases inflamáveis, combustíveis, graxas e plásticos que queimam apenas em superfície e não geram resíduos.

Classe C: O incêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas, tais como quadros de força, fiação elétrica, transformadores, eletrodomésticos, etc.

Classe D: O fogo causado por metais combustíveis como magnésio, titânio, potássio, lítio, sódio e zircônio

AGORA, QUAIS OS TIPOS DE EXTINTORES DE INCÊNDIO?

 

Água (H2O): indicado para incêndios da classe A. Seu princípio de extinção é por resfriamento e age em materiais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos e fibras orgânicas. É proibido o seu uso para incêndios de classe B e C.

Gás Carbônico (CO2): indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.

Pó Químico B/C: indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas.

Pó Químico A/B/C: indicado para incêndios da classe AB e C. Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas e abafamento (para incêndios da classe A) e pode ser usado para a contenção de fogo de praticamente qualquer natureza.

Espuma Mecânica: É indicado para incêndios da classe A e B e seu uso é proibido para incêndios de classe C. Seu princípio de extinção é por meio de abafamento e resfriamento.

Na Extinfran trabalhamos com todos os tipos de extintores de incêndio. Entre em contato se solicite um orçamento!

Especializada na manutenção, venda e locação de extintores de incêndio.

Elaboração e execução de projetos de combate a incêndio.

Possuímos uma variedade de suportes e acessórios contra incêndios.

Manutenção e venda de mangueiras e acessórios para hidrante.